Regras do jogo

Segundo o enunciado, estas são as regras a seguir:
 
Regras para o robot
  1. Os movimentos são: ←↑→↓. Não estão permitidos ↖↗↘↙.
  2. O robot apenas pode-se mover entre 0 a 2 casas de cada vez
  3. Começa no cacifo inferior esquerdo.
  4. Não sabe onde estão as paredes até as encontrar.
  5. Tem que detectar se uma ovelha se encontra num cacifo adjacente ao dele antes de efectuar o movimento (←↑→↓). As paredes não evitam que o robot detete uma ovelha.
  6. O robot não pode andar para uma casa em que alguma ovelha está presente.
  7. O robot não pode atravessar as paredes.
  8. O robot não pode entrar no curral.
  9. O robot pode tocar ou gritar por uma parede.

Regras para as ovelhas
  1. As ovelhas não podem atravessar paredes.
  2. Se a ovelha for empurrada para uma parede, esta move-se no sentido horário.
  3.  Após a ovelha entrar no curral já não pode sair.
  4. Se o robot tocar na ovelha, esta move-se duas casas. 
  5. Se o robot gritar para a ovelha, esta move-se uma casa. 
  6. As ovelhas não podem cair no curral quando se movimentam por iniciativa própria.
  7. As ovelhas não podem movimentar-se para a casa em que o robot está presente.
  8. As ovelhas começam em qualquer lugar e ficam quietas até o pastor lhes tocar ou gritar pela primeira vez. A partir desse momento o robot e as ovelhas movem-se alternadamente. 
Regras gerais
  1. Nem o robot nem as ovelhas podem passar pelas paredes, porém o robot pode tocar e gritar as ovelhas a traves de uma parede.
  2. Nem o robot nem as ovelhas podem deslocar-se para um cacifo que esteja ocupado pelo outro, mas as ovelhas podem ficar juntas no mesmo cacifo.

 

Comentários